Sobre

Você não é feito em série

Assista ao vídeo institucional da Keko

Quem somos

Fundada há 31 anos, na Serra Gaúcha, a Keko é líder brasileira em acessórios para personalização de veículos automotores.

A companhia atua no aftermarket (peças de reposição nas lojas de acessórios multimarcas e para exportação) e fornecimento às montadoras. Reconhecida em 40 países nos cinco continentes e homologada por grandes montadoras como Fiat, Ford, General Motors, Honda, Mitsubishi, Renault, Toyota, Volkswagen, tendo participação em projetos OEM (linha de montagem) e P&A (fornecimento de peças e acessórios originais nas concessionárias autorizadas).

Carros

O mix de produtos da marca para o segmento de leves, picapes e SUVs inclui protetores frontais, estribos, santantônios, engates de reboque, bagageiros, capotas marítimas, capas de estepe, protetores de caçamba, entre outros itens.

Missão

Agregar valor ao segmento automotivo, por meio da personalização de veículos, com produtos e serviços inovadores que gerem realização.

Visão

Ser referência em inovação no mercado de personalização automotiva.

Princípios

  • Foco no cliente – nosso maior ativo.
  • Qualidade – em todos os sentidos.
  • Respeito ao meio ambiente – para garantir um futuro sustentável.
  • Respeito ao ser humano – em todos os aspectos.
  • Rentabilidade – para garantir a continuidade da empresa.
  • Ética – como valor básico.
  • Inovação – como meio de crescimento.
  • Sociedade – pró-ativa e colaborativa.

NOSSAS UNIDADES

Mapa de unidades Keko

UNIDADE 1 - matriz

Em 2011 a companhia consolidou um de seus mais importantes projetos: a transferência das operações para sede própria, com 25mil m² de área construída , em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha. O novo parque industrial foi planejado para duplicar a capacidade instalado com o máximo cuidado em relação à natureza.

UNIDADE 2

Mod Center (centro de montagem) com estrutura de 2 mil metros quadrados de área física, nas proximidades da planta da Ford em Camaçari. Sua finalidade é atender projetos e séries especiais.

UNIDADE 3

Mod Center (centro de montagem) junto ao complexo da Ford em São Bernardo do Campo - SP, onde opera como sistemista da montadora. Com área de 800 metros quadrados, a unidade é responsável pela instalação de aeropartes. Dessa forma a Keko passa a participar do projeto, produção, logística e também montagem, fechando o ciclo da cadeia automotiva.

PRESENÇA NOS 5 CONTINENTES

A marca também é reconhecida em 40 países nos cinco continentes: América, África, Ásia, Europa e Oceania. Os negócios no exterior representam 15% da receita.

Keko Presença em 5 continentes

África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Aruba, Austrália, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Estados Unidos, França, Guatemala, Guiana Francesa, Honduras, Ilhas Martinica, Índia, Jamaica, México, Nicarágua, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Rep. Dominicana, Reino Unido, Russia, Suiça, Suriname, Tailandia, Trinidad & Tobago, Turquia, Uruguai, Venezuela, Ilha Scheylles.

CERTIFICAÇÕES E PRÊMIOS

A cultura da qualidade é antiga na organização, pioneira no seu segmento no país a certificar o Sistema de Gestão da Qualidade na norma ISO 9001, em 1999. Também é certificada na norma automotiva mundial ISO/TS 16949, importante credencial para o fornecimento às montadoras, e pelo QSB (Sistema Básico da Qualidade), programa de qualidade desenvolvido pela General Motors para capacitar a cadeia de fornecedores. Grupos de Kaizen atuam na melhoria contínua e o Sistema Keko de Produção (KPS) mantém foco na produção enxuta, desenvolvendo a cultura da melhoria dentro da empresa através da eliminação de todos os tipos de perdas e desperdícios. Em 2013, a adoção de práticas sustentáveis e a filosofia do respeito ao meio ambiente culminaram na certificação ISO 14001, que define os requisitos para operar um Sistema de Gestão Ambiental visando o crescimento sustentável.

  • ISO 14001

    ISO 14001

  • ISO/TS 16949

    ISO/TS 16949

  • ISO 9001

    ISO 9001

  • QSB GM

    QSB GM

  • Prêmio Supplier of the Year GM

    Prêmio Supplier of the Year GM

  • Great Place to Work

    Great Place to Work

  • Prêmio FINEP

    Prêmio FINEP

  • Campeãs da Inovação

    Campeãs da Inovação

  • PMES que mais crescem no Brasil

    PMES que mais crescem no Brasil

  • Indicação prêmio autodata melhores do setor automotivo

    Indicação prêmio autodata melhores do setor automotivo

  • 500 maiores empresas do sul

    500 maiores empresas do sul

  • 42º prêmio exportação RS

    42º prêmio exportação RS

  • prêmio esarh gestão de pessoas

    prêmio esarh gestão de pessoas

Tecnologias

Investimentos constantes na parte de tecnologia

A fábrica recebeu investimentos em modernas tecnologias de produção, os quais colocam a Keko num patamar diferenciado de qualidade e competitividade junto aos grandes players do mercado automotivo mundial.

Conheça as tecnologias da Keko

Inovação

centro de desenvolvimento e inovação
Inovação Keko

A empresa direciona entre 3,5% a 5% da receita bruta anual para investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Tem 119 patentes registradas no INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial e no exterior, sendo que mais de 40% do faturamento anual é proveniente de novos produtos.

Hoje, a Keko é líder brasileira em acessórios para personalização automotiva e responsável pela geração de 400 empregos diretos. Precursora de tendências em seu segmento, destaca-se pelo pioneirismo, inovação, qualidade e design dos produtos. Tanto que desde o início da década de 90 mantém o CDI – Centro de Desenvolvimento e Inovação, uma estrutura que se constitui na alma criativa da Keko. O CDI ocupa um prédio de 800 m² de área e conta com uma equipe de 30 profissionais, equipamentos e softwares dedicados exclusivamente à pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, materiais e produtos e dispõe de uma moderna e completa plataforma tecnológica e de inovação que a capacita para atuar em parceria com as montadoras no desenvolvimento de projetos exclusivos, minuciosos e de alta complexidade de engenharia e produção, atendendo projetos de codesign e coprodução. O custo-benefício dessa parceria é bastante interessante. A montadora pode reduzir até 50% o custo de lançamento do produto utilizando o codesign. Com a aplicação também da coprodução, essa economia pode chegar a 70%.

A empresa opera com engenharia convencional e engenharia reversa e conduz todos os testes necessários em atendimento aos requisitos de cada montadora, realizando a maioria dos testes de materiais internamente no seu laboratório de testes, com a validação da montadora, e encaminhando os demais para laboratórios homologados no Brasil e no exterior.

Núcleos Keko

Fábrica Sustentável

MAIS QUE COMPLETA. ECOMPLETA

Sustentável, tecnológica e criativa.

Mapa do Parque Fabril Keko

Responsabilidade social

Gestão de Pessoas

Por acreditar que o capital humano é um de seus principais ativos, conta com uma série de programas e ações voltadas à capacitação e desenvolvimento dos profissionais, formação de lideranças e criação de um banco de talentos. Além dos investimentos em qualificação, a Keko oferece diversos benefícios ao seu time de profissionais, voltados à promoção da saúde, bem-estar, educação, transporte, alimentação, previdência complementar e distribuição de lucros e resultados, com o objetivo de reter os talentos e promover sua valorização.

O crescimento da Keko é sustentado em quatro pilares fundamentais: pessoas, infraestrutura, tecnologia e inovação. Graças a essas quatro bases vitais, a empresa vem obtendo resultados crescentes nos últimos anos. As pessoas são um importante insumo, senão o principal, para o sustento e perpetuação do negócio. A Keko tem o respeito ao ser humano, em todas as suas dimensões, como princípio.

Gestão de pessoas Keko
  • Programa Portas Abertas

    Programa portas abertas

    Tem o objetivo de divulgar a empresa para estudantes ou profissionais da área através de uma visita guiada dentro da Keko.

  • Programa Aluno nota 10

    Programa aluno nota 10

    Prova anual entre os filhos dos profissionais com o objetivo de estimular o ensino e a educação. Os melhores colocados são premiados.

  • Programa pano pra manga

    Programa pano pra manga

    O Pano Pra Manga cria um elo mais forte entre profissionais e diretoria, através de um descontraído café com bate-papo.

  • Programa Prata da Casa

    Programa Prata da Casa

    O programa reconhece a contribuição e comprometimento dos profissionais com o desenvolvimento da empresa. São homenageados profissionais com 5, 10, 15 e 25 anos de casa.

  • Programa reconhecimento assiduidade

    Programa reconhecimento assiduidade

    Premiação trimestral onde participam todos os profissionais que não tiveram faltas, atestados ou atrasos no período.

  • Programa a casa é sua

    Programa a casa é sua

    O programa visa aproximar os familiares dos profissionais à empresa, através de uma visita às instalações.

  • Programa elogios

    Programa elogios

    Incentiva os líderes a reconhecerem as boas ações, assim como, a valorização e estímulo de seus profissionais.

  • Programa dia do abraço

    Programa dia do abraço

    Dia especial para estreitar o relacionamento entre os profissionais, proporciona um ambiente de trabalho mais agradável e leve.

  • Programa boas idéias

    Programa boas idéias

    São premiadas as melhores ideias sugeridas pelos profissionais Keko

Assista o vídeo do Dia do Abraço

Nossa história

Assista o vídeo Nossas Memórias

LINHA DO TEMPO KEKO ACESSÓRIOS
  • 1986
    Elipse
    Fundação

    Com uma produção artesanal, a então Incopema, ocupa 100 m2 da garagem da casa da família, em Caxias do Sul. A produção é voltada a Jeep Willys, F1000, D20, C10 e Veraneio. A criação do porta-estepe alavanca a produção e dá impulso ao negócio familiar.

  • 1987
    Elipse

    A empresa ganha o nome Keko. Inicia o fornecimento de escapamentos para a Marcopolo, importante propulsor para o negócio.

  • 1989
    Elipse

    A produção começa a crescer, o que exige a mudança das instalações para um pavilhão de 250 m2. O empreendimento já emprega oito profissionais.

  • 1990
    Elipse

    Inicia a produção em escala industrial e demanda nova mudança para um pavilhão de 750 m2. Com 17 profissionais a Keko ensaia os primeiros passos na formação da rede de representantes. A marca ganha expressividade em eventos off-road.

  • 1992
    Elipse

    Com a expansão da linha de produtos e clientes, a empresa já emprega 38 profissionais. Investimentos em novos equipamentos exigiem nova mudança para instalações de 1,2 mil m2. A marca ganhava um ar mais esportivo com nova logotipia.

  • 1995
    Elipse

    Reformulação geral e transferência para uma área de 3,8 mil m2. 45 pessoas já trabalham na empresa. São adquiridas as primeiras cabines de pintura eletrostática. A área de criação ganha espaço próprio, dois funcionários e o nome de CDI – Centro de Desenvolvimento e Inovação. Consolida-se a alma criativa da Keko.

  • 1997
    Elipse

    Produtos passam a ser desmontáveis – inovação no segmento. É dado o primeiro passo rumo ao mercado externo, concretizando a primeira exportação para a Toyota Argentina.

  • 1999
    Elipse

    A Keko conquista a ISO 9001/1994 e consolida as primeiras parcerias internacionais para a distribuição de produtos no Brasil.

  • 2001
    Elipse

    A área fabril é ampliada com a locação de mais pavilhões, somando 10 mil m2. Surgem os primeiros acessórios arredondados, acompanhando o desenho do veículo. É aberta a filial em São Paulo, que passa a ser o elo com as montadoras.

  • 2003
    Elipse

    Conquista do troféu PGQP Bronze. Primeiras experiências com alumínio. Consolida-se a atuação no mercado das montadoras. Inaugurados centros de distribuição em Caxias do Sul e São Paulo.

  • 2005
    Elipse

    São adquiridas as primeiras injetoras, vislumbrando novas perspectivas e nichos de mercado.

  • 2007
    Elipse

    A Keko passa a ser Sociedade Anônima de capital fechado e dá início à governança corporativa e à gestão profissionalizada. É incorporado à marca o posicionamento “Seu carro. Sua personalidade”, focando-se na personalização e nos novos comportamentos de consumo.

  • 2011
    Elipse
    Sede própria

    A companhia transfere suas operações para a sede própria, com 25 mil metros quadrados de área construída, em Flores da Cunha (RS). O novo parque industrial é planejado para duplicar a capacidade instalada. São adotados conceitos de sustentabilidade, ecoeficiência e compromisso social, colocando a Keko num patamar diferenciado de qualidade no mercado.

  • 2012
    Elipse

    É conquistada a ISO/TS 16946, importante credencial para fornecimento às montadoras.

  • 2013
    Elipse

    A empresa inaugura unidade em Camaçari, BA, fechando o cliclo da cadeia automotiva ao projetar, produzir, entregar e também montar acessórios.

  • 2014
    Elipse

    A Keko inaugura outra unidade, desta vez em São Bernardo do Campo, SP, e passa a ser sistemista na planta da Ford.

Finep

Todo país precisa de inovação. Há 45 anos, a FINEP apoia a inovação para transformar o Brasil.

DUNS