Parcele em até 6x sem juros.

Responsabilidade Ambiental

Zelar pelo futuro do planeta e das próximas gerações está entre os compromissos assumidos pela Keko. Com esse propósito, a nova fábrica inaugurada em 2011, em Flores da Cunha/RS, foi construída com conceito sustentável. Toda a estrutura foi projetada para ser uma “fábrica verde”, social e ambientalmente correta, unificando e consolidando no novo parque fabril tudo o que a Keko sempre idealizou e defende em relação às boas práticas de gestão.

A empresa preza pela sustentabilidade em todas as atividades e busca estar alinhada com práticas responsáveis e corretas para a fabricação dos produtos, visando minimizar os impactos e os passivos ambientais da sua atividade industrial. Neste sentido, 100% da energia utilizada na fábrica é renovável e a empresa busca reduzir e dar destinos mais sustentáveis aos resíduos da sua produção, que vão principalmente para reciclagem, coprocessamento e logística reversa.

Em 2023, a sonhada meta de “aterro industrial zero” foi alcançada. Essa prática é adotada por empresas que estão efetivamente preocupadas com o futuro do planeta e, por isso, não destinam mais nenhum resíduo industrial para os aterros, mesmo que esses sejam controlados e monitorados pelos órgãos ambientais. Além de reduzir o passivo ambiental da empresa, a iniciativa contribui para a redução dos gases do efeito estufa.

A educação ambiental e a conscientização das pessoas, incluindo toda a cadeia, profissionais, clientes e fornecedores, são prioridade para a Keko, que desenvolve projetos com essa finalidade. Desde 2013, a certificação ISO 14001 reconhece a qualidade do Sistema de Gestão Ambiental da empresa.

1. Telhas e paredes duplas propiciam conforto térmico e bem-estar aos funcionários.

2. Placas prismáticas oferecem 500 lux de iluminação natural durante o dia, reduzindo o consumo de energia em até 30%.

3. Arquitetura bioclimática: Fábrica, prédios administrativo e de apoio com fachadas norte em peles de vidro para o máximo aproveitamento da luminosidade natural. Brise para controle solar e conforto térmico no prédio administrativo.

4. Ventilação natural e contínua: Aberturas nas laterais e sistema de lanternim no vão central dos prédios possibilitam até quatro renovações do ar do ambiente a cada hora.

  • Gestão Energética

  • A Keko possui uma política de energia renovável e sustentável, adquirindo sua energia elétrica através do Mercado Livre de Energia, proveniente de fontes renováveis, como pequenas centrais hidrelétricas, biomassa, solar e eólica. Desde 2012, deixamos de emitir 4.690,979 toneladas de CO² na atmosfera. O prédio administrativo tem arquitetura sustentável e aproveita a iluminação natural, e o aquecimento solar da água dos vestiários e do restaurante auxilia na redução do consumo energético.


  • Gestão de Resíduos

  • Realizamos o gerenciamento de resíduos, buscando minimizar a geração e otimizar a utilização por meio do reaproveitamento nos processos, controle de desperdício, separação e destinação adequada. Algumas ações adotadas incluem a utilização de sobras de materiais para a fabricação de novas peças, moagem interna de galhos e peças com defeitos, reciclagem de solventes contaminados, compostagem de resíduos do restaurante, aquisição de software para otimização de corte e projetos com matérias-primas recicláveis.


  • Gestão de Água e Efluentes

  • Consideramos a água um recurso estratégico nos processos produtivos e contamos com duas estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) para tratar a água utilizada nas atividades e sanitários. Isso permite a devolução ao meio ambiente e possibilita o reuso em processos menos exigentes como jardinagem, limpeza de pisos, telhados e também utilizados nos vasos sanitários. Caso não seja possível tratar internamente, é feito o envio para tratamento terceirizado.


  • Logística Reversa

  • A Keko adota a logística reserva das embalagens em parceria com as montadoras, utilizando racks sustentáveis em vez de caixas para embalar produtos destinados à linha de montagem dessas empresas. Reforçamos que todo resíduo gerado, originário de embalagens e produtos pós-consumo, deve ser descartado em local adequado para evitar danos ao meio ambiente. Informações sobre a destinação adequada para esses resíduos, entre em contato através do e-mail meioambiente@keko.com.br ou telefone (54) 3279.5700.


Responsabilidade Social

  • Desenvolvimento das Pessoas

  • Não há nada mais valioso do que o cuidado com as pessoas. A Keko acredita nesta premissa e tem o respeito ao ser humano em todos os aspectos como princípio básico da organização. A empresa valoriza e investe no capital intelectual e no desenvolvimento humano como seu principal ativo. Porque marcas e empresas são construídas por e para pessoas. Desenvolver as pessoas, aprimorar suas habilidades e competências profissionais, e prepará-las para o mundo faz parte dos nossos valores. Não queremos somente formar profissionais mais capacitados e melhores tecnicamente, mas também cidadãos melhores que possam transformar e contribuir com a comunidade onde vivem e com a sociedade.


  • Inclusão Social

  • Muito além de cumprir a legislação vigente, a Keko se preocupa em inserir pessoas com necessidades especiais no ambiente da empresa através da promoção de diversas iniciativas para o acolhimento e a inclusão desses profissionais. Entre as ações desenvolvidas estão a preocupação em ter intérprete de libras nos eventos internos, desenvolver materiais com legendas e capacitar os profissionais da empresa com treinamentos na linguagem de sinais. A fábrica, além de cuidadosamente planejada para contemplar as boas práticas ambientais, foi projetada com acessibilidade em toda a sua estrutura, incluindo rampas de acesso em todos os prédios, cordões rebaixados em todo o parque fabril, calçadas com piso tátil para orientar a circulação de deficientes visuais e banheiros para cadeirantes em todos os prédios. O novo complexo fabril da Keko permitiu ampliar os programas sociais e acolher melhor a diversidade.